quinta-feira, 28 de agosto de 2008

REUNIÃO FORMAL: JANTAR

Se o reunião for um jantar formal , comece , com antecedência , fazendo um rigoroso planejamento, incluindo o nome completo e o número exato de convidados , o número de funcionários para servir, o número de mesas e respectivas cadeiras ,o tipo de ambiente , o cardápio e os recursos financeiros disponíveis .Por que tendo esse caráter , terá que necessariamente ser sentado e servido à francesa ou à inglesa.

Encomende os convites , que deverão informar os horários , com precisão , o endereço do local , o traje , solicitando a confirmação de presença .

Passo seguinte será a definição do cardápio .

A seguir dedique atenção especial à decoração do ambiente e das mesas ,porque esses aspecto srevelam a personalidade do anfitrião e seu estilo .

Escolha toalhas bonitas e acessórios refinados , como porta guardanapos, sousplat , identificadores de lugar . . . .

Aqui , no nosso site (www.malusouza.com.br) , existem diversas alternativas . Se você não encontrar o ideal para sua reunião; encomende , entrando em contato conosco !

Alem da decoração ,atente para a montagem das mesas .
No estilo clássico é possível usar pratos desenhados, porém a toalha deverá ser, preferencialmente, de linho em cor neutra
Lembre-se que se a toalha for trabalhada o serviço deverá ser neutro e vice-versa . Ou se optar por duas toalhas em cores diferentes ,o serviço sempre dever combinar com os tons escolhidos ..
Dando sequência a arrumação da mesa , confira se a ordem talheres e dos copos está correta Se as facas estão à direita ,com suas lâminas voltadas para o prato,com os garfos à esquerda, na ordem de uso, de fora para dentro; e se os talheres de sobremesa estão posicionados acima do prato .
O guardanapo ,segundo as regras mais tradicionais, deverá ficar à esquerda do prato.
Verifique se os copos estão dispostos como um jantar formal requer, ou seja ,quatro para convidado. Ficando próximo ao prato o de água (maior), o de champanhe (em formato de taça ou flûte) em seguida, ligeiramente deslocado para o centro da mesa. Já os copos de vinho tinto (médio) e o de vinho branco (menor)alinhados com o copo de água
Um último detalhe :o prato do pão deverá estar situado à esquerda do prato raso , com a faca de manteiga pousada .
Arranjos com flores são indispensáveis na montagem clássica , sem esquecer de que a sua altura não deverá atrapalhar a conversa entre os convidados. As velas dão,também ,um ar mais festivo, mas ,assim como as flores, devem dar apenas um leve toque à decoração da mesa .

A escolha dos vinhos são um capítulo à parte,pois devem estar harmonizados com o cardápio.Confie no seu bom senso ou consulte um sommelier ou até seu fornecedor.

O café poderá ser servido em outro ambiente,em uma ilha própria ,com os licores os conhaques , além de bombons e trufas.

Sirva o jantar no máximo uma hora depois do horário marcado com os convidados. É sinal de respeito com as pessoas pontuais.

Nenhum comentário: